Que o roxo é a cor da Syntrax você já sabe, mas sabia que o mês de fevereiro também leva esta tonalidade? Fevereiro Roxo é o mês da conscientização para a Fibromialgia e o Alzheimer. Por isso, aproveitamos essa campanha para falar sobre a atividade física e o uso de whey protein para doenças autoimunes como essas. Você sabe como esses hábitos podem ajudar pessoas com diagnóstico de Fibromialgia e Alzheimer? Continue a leitura e confira.
O que é Alzheimer?
O Alzheimer é um distúrbio cerebral irreversível e progressivo que afeta a memória e as habilidades de pensamento e, em alguns casos, a capacidade de realizar as tarefas consideradas simples. A doença acomete, principalmente, pessoas com mais de 60 anos, mas pode ocorrer em pessoas mais jovens.
Para prevenir o seu desenvolvimento é importante ter uma rotina de vida saudável e adotar novos hábitos, como ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regulares.
O que é fibromialgia?
A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos.
Whey protein para doenças autoimunes: como seu uso ajuda o tratamento de Fibromialgia e Mal de Alzheimer?
O processo de envelhecimento resulta em diversas alterações morfológicas e fisiológicas, como o declínio do tecido muscular, que acompanhado por outras disfunções, tais como perda na força muscular ou desempenho físico, é denominado sarcopenia. A ingestão alimentar, rica em proteína, é a solução mais eficiente para reverter o estado de catabolismo. Diante disso, novos estudos com a suplementação de proteínas têm mostrado avanços na prevenção e tratamento da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer.
O idoso naturalmente já sofre com a perda de apetite acompanhada por sarcopenia podendo ser agravado em pacientes com Alzheimer, sendo bastante indicada a suplementação com Whey Protein para doenças autoimunes como essa.
Whey Protein é um suplemento alimentar à base da proteína extraída do soro do leite que tem como objetivo a suplementação proteica, sendo recomendada por médicos e nutricionistas do mundo inteiro devido a inúmeros benefícios.
Os suplementos proteicos da Syntrax (como a Nectar, Matrix e Whey Shake) nesta situação são indicados tanto para prevenção quanto para melhorar o aporte de nutrientes da dieta a fim de auxiliar o ganho de massa muscular do paciente em tratamento, retardando os efeitos da doença.
O Nectar é um suplemento proteico que cumpre bem essa tarefa: de altíssimo valor nutricional, oferecendo 23g de proteína isolada por porção, formulado minuciosamente a partir de um rigoroso processo para a extração da mais pura proteína, sendo um whey protein isolada ultra pura, sem lactose, açúcares, glúten e gordura. O resultado é um produto puro, de sabor suave e delicado, perfeito para quem busca qualidade e sabor.
Vantagens da atividade física e whey protein para doenças autoimunes
- Redução do nível de dor – Em um estudo canadense, voluntários relataram, em uma escala de 0 a 10, sentir dois pontos a menos de dor do que os sedentários.
- Ganho de força e conforto – Por auxiliar na reparação muscular, os exercícios de resistência cumulado à suplementação facilitam diversas tarefas do dia a dia.
- Bem-estar – As atividades físicas liberam substâncias que trazem a sensação de prazer no cérebro, como serotonina, endorfina e dopamina, que podem ajudar no tratamento da depressão.
- Aumento de massa muscular – O consumo diário de Whey Protein junto à prática de atividade física resulta em músculos mais fortes e uma melhor recuperação após atividades físicas.
- Fortalecimento do sistema imunológico – O Whey Protein também atua no sistema imunológico do corpo, promovendo uma maior resistência contra os agentes externos nocivos à sua saúde. Além de imunidade, o sistema respiratório também é beneficiado, e com o tempo você sente que passa a ter mais fôlego para realizar seus treinos.
- Eleva o tempo de saciedade – Por se tratar de um alimento que, além de rico em proteínas, também oferece energia e disposição para os treinos, o Whey deixa seu corpo saciado por muito mais tempo. Dessa forma, a bebida também pode auxiliar em programas de emagrecimento, uma vez que saciado você não sente vontade de comer naquele momento e assim seu consumo de calorias é reduzido.
- Reduz os níveis de açúcar no sangue – Se for consumido antes das refeições com maiores níveis de glicemia, o Whey também pode ser um ótimo auxiliar para reduzir o açúcar presente em seu sangue, uma vez que irá estimular seu corpo a produzir insulina, evitando picos glicêmicos na corrente sanguínea.
- Queima gordura – Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition em 2014 examinou o efeito da proteína do soro do leite, com e sem exercícios de resistência, no peso corporal e na composição corporal.
Os pesquisadores descobriram que os adultos que tomavam suplementos de soro de leite experimentaram diminuições significativas na gordura corporal e no peso corporal. Os resultados foram ainda mais significativos entre os adultos que combinaram a suplementação de Whey Protein com exercícios de resistência. O grupo que suplementou com soro de leite perdeu significativamente mais gordura corporal (6,1% de sua massa de gordura corporal) e mostrou uma maior preservação de músculo magro.
- Prolonga a expectativa de vida – Foi descoberto que Whey Protein aumenta a expectativa de vida, reduzindo a perda de massa muscular associada ao envelhecimento e aumentando a absorção de nutrientes. Isso é importante porque conforme envelhecemos, perdemos massa óssea, função celular e digestiva. No entanto, foi demonstrado que a Whey Protein reduz a perda em todas essas áreas, fazendo dela um superalimento incrível que retarda o processo de envelhecimento.
Conclusão
Um estudo de 2016 publicado na revista científica Nutrients descobriu que o aumento da ingestão de proteínas entre os idosos melhora a saúde muscular, ajuda a manter o equilíbrio energético e o controle de peso e apoia a função cardiovascular.
De modo geral, saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados, fato que podemos reconhecer no nosso cotidiano e com o qual pesquisadores e cientistas concordam inteiramente. Isto é, a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde.
Essa relação fica ainda mais evidente quando observamos que exercícios de resistência feitos com moderação combatem uma série de sintomas relacionados à Fibromialgia e o Alzheimer. A ciência já demonstrou que os exercícios físicos possuem um papel fundamental tanto para a saúde física quanto para a mental, e levantar pesos leves duas vezes por semana é capaz de melhorar a função cerebral em idosos e, consequentemente, pode ajudar afastar o Alzheimer e outras formas de demência.
Por isso, a prática regular de atividade física promove respostas favoráveis para um envelhecimento saudável prevenindo e tratando de doenças, reduzindo índices de mortalidade em portadores da doença de Alzheimer, pois prolonga a qualidade e a duração de uma vida ativa, melhorando a coordenação motora e neuromuscular.
Agora que você já conhece os benefícios do whey protein para doenças autoimunes, é só escolher a melhor marca do mercado: Syntrax!
A Syntrax é uma marca norte-americana que distribui seus produtos para mais de 50 países, incluindo o Brasil. A marca é uma das mais prescritas por médicos e nutricionistas de todo mundo.
Uma última coisa: Se você leu esse artigo até o fim, demonstra seu interesse em estar cada vez mais por dentro de tudo que diz respeito ao seu corpo, sua saúde. Por essa boa atitude, você merece um cupom de desconto para comprar na loja oficial Syntrax. Na sua próxima compra use o cupom DESCONTOBLOG e garanta um preço especial! Mas… não espalhe!
Texto de Mariana Tornincasa Cabral (CRN 26148). Nutricionista especialista em: Fitoterápicos e Suplementação Clínica e Esportiva e Especialização em Obesidade e Emagrecimento.
- RAUCHBACH, Rosemary. Atividade física para 3ª idade. Curitiba:Lovise, 1990.110 p.
- ROCHA, Danielle Martins. Uma velha receita: o que dieta e exercício podem fazer contra a doença de Alzheimer. Disponível em: http://www.cienciasecoginicao.org/artigos/v06/m14568.htm. Acesso em: 13 MAR. 2006.
- SOCIAL, Divisão de Trabalho. Disponível em: http://www.usp.br/coseas/12206.doc. Acesso em: 22 MAIO. 2006
- WILMORE, Jack H.; IKEDA, Marcos.(Trad.). Fisiologia do exercício e do esporte. 2ª.São Paulo:Manole,2001.709 p.