Qual Whey Protein escolher? Concentrada, Isolada ou Hidrolisada?
Existem inúmeros estudos que comprovam variados benefícios relacionados ao consumo bem orientado de Whey Protein, não só por atletas, mas por qualquer pessoa que pretenda melhorar a sua qualidade de vida através de uma alimentação mais rica e balanceada.
Porém, o famoso Whey Protein pode ser encontrado em 03 diferentes apresentações:
Whey Protein Concentrada (WPC), Whey Protein Isolada (WPI) e Whey Protein Hidrolisada (WPH).
E agora, qual o melhor? Qual o mais indicado para você?
Whey Protein Concentrada (WPC):
Todos os Wheys são produzidos através da mesma fonte: o Leite. Diferentes processos de filtragem eliminam a água, a maior parte das gorduras e carboidratos. A Whey Concentrada é o que denominamos Whey Básica. A Tradicional. Obtida através de uma filtragem mais simples, essa versão deve conter entre 60% a 80% de proteína. Os outros 20% a 40% do produto serão compostos por carboidratos e gorduras.
Whey Protein Isolada (WPI)
A Whey Protein Isolada passa por um processo de filtragem mais longo e elaborado, removendo praticamente tudo o que não é proteína. Isso significa que o resultado é um produto proteico mais puro isento de gorduras e carboidratos. Assim, o produto final é considerado livre de lactose, com conteúdo proteico normalmente acima de 90%. É a melhor opção para quem procura evitar ao máximo a ingestão de gordura e/ou carboidrato, ou quem possui intolerância a lactose. Nesta versão o sabor do produto também é mais suave comparado com outros processos de obtenção proteicos. A diferença de concentração dos níveis de outros componentes determina principal qualidade do WPI: a facilidade e rapidez na digestão. O Whey Protein Isolado é digerido muito mais facilmente, de modo que as proteínas presentes nesse suplemento são mais rapidamente absorvidas do que as da Whey Protein Concentrada.
Whey Protein Hidrolisada (WPH)
É a última palavra em Whey Protein. Como a ciência está sempre tentando melhorar o que já é bom, a Whey Protein Hidrolisada, passa por um processo chamado hidrolise, onde a proteína é exposta ao calor, ao ácido ou a enzimas que quebram as ligações que mantêm os aminoácidos juntos, com intuito de tornar a molécula proteica ainda menor. Desta forma, a WPH em teoria consegue ser digerida e metabolizada pelo organismo ainda mais rapidamente do que a WPI. O problema é que esse processo de hidrolise pode degradar parte das propriedades naturais da proteína, perdendo frações nutricionais importantes. Segundo um estudo americano, (WHEY PROTEIN ISOLATE VS HYDROLYZED, 2015) a margem de superioridade na velocidade de metabolização da WPH é pequena comparada a WPI, sendo que ambas tem metabolização super-rápida, entre 40-60min de aumento dos aminoácidos no sangue. Um outro diferencial negativo da WPH é o fato de possuir um sabor mais amargo devido ao seu processo de obtenção (hidrólise). Com isso, os fabricantes adicionam uma porção maior de edulcorantes para tentar mascarar essa característica, o que torna o produto final mais artificial.
Assim, com base em todas as considerações, nós concluímos que a Whey Protein Isolada (WPI) ainda é a melhor opção para quem procura um produto nutricionalmente mais rico e natural, com sabor mais agradável, com alta velocidade de metabolização e com custo benefício mais bem equilibrado.
A Syntrax é líder mundial em suplementos proteicos. Curta a fanpage Syntra Brasil-Oficial e mantenha-se informado e atualizado.
https://xwerks.com/blogs/xwerks/46827843-whey-protein-isolate-vs-hydrolyzed
https://www.builtlean.com/2012/12/03/hydrolyzed-protein/