A cirurgia bariátrica representa atualmente a melhor estratégia para tratamento da obesidade mórbida. Entretanto, a rápida perda ponderal que ocorre após a cirurgia vem geralmente acompanhada de uma considerável perda de massa muscular.
Isso pode ocorrer porque muitos pacientes não priorizam as proteínas em suas refeições. Com uma demanda aumentada e um consumo baixo, a inadequação de proteína pode causar vários problemas, como a perda excessiva de massa magra, além de queda de cabelo, redução da imunidade, enfraquecimento de unhas, etc.
É importante ressaltar que as proteínas de origem vegetal apresentam menor quantidade de nitrogênio quando comparadas às de origem animal. Sendo assim, pessoas vegetarianas e veganas precisam de um acompanhamento ainda mais cuidadoso.
Qual o melhor suplemento para quem fez a cirurgia bariátrica?
Após uma cirurgia bariátrica é importante adotar uma abordagem cuidadosa em relação aos suplementos alimentares, pois pode ocorrer alterações na absorção de nutrientes e alguns suplementos podem ser essenciais para evitar deficiências nutricionais. Para isso, é necessário consultar um médico ou nutricionista.
Dito isso, alguns dos suplementos mais comuns após a cirurgia bariátrica são:
- Multivitamínicos: são frequentemente prescritos para evitar deficiências de vitaminas e minerais.
- Vitamina B12: A deficiência de vitamina B12 é comum após a cirurgia bariátrica, pois a absorção dessa vitamina é reduzida.
- Ferro: A cirurgia bariátrica diminui a absorção de ferro, o que aumenta o risco de anemia.
- Cálcio: Devido à redução da capacidade de absorção de cálcio, suplementos desse mineral podem ser recomendados.
- Vitamina D: A absorção de vitamina D também pode ser afetada, portanto, suplementos podem ser necessários.
- Ômega-3: ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e controlar a inflamação.
- Suplementos Proteicos: a cirurgia bariátrica pode reduzir a ingestão de proteínas, essenciais para a recuperação, manutenção da massa muscular e cicatrização. Suplementos proteicos são altamente recomendados.
Quanto de proteína um bariátrico precisa por dia?
De acordo com a OMS, a ingestão proteica diária ideal em pessoas que não praticam atividades físicas é entre 0,8 e 1 grama por quilo de peso. O que é diferente para quem fez a cirurgia bariátrica devido à capacidade gástrica.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, as recomendações para pacientes submetidos à cirurgia bariátrica devem ser de 60 a 120g/dia, sendo indispensável a priorização de proteínas de alto valor biológico.
Para atingir essa recomendação, o consumo de Whey Protein é muito recomendado, pois normalmente a quantidade de proteína ingerida apenas por meio das refeições é insuficiente, principalmente nos primeiros 6 meses de pós-operatório.
Após a cirurgia bariátrica, pode consumir qualquer whey protein?
Depende.
Nem todos os tipos de suplementos à base de whey protein são adequados para pessoas que fizeram cirurgia bariátrica. Com intuito de reduzir o preço do produto, algumas marcas oferecem suplementos ricos em calorias e carboidratos, o que não é adequado para controlar o peso.
Abaixo, seguem as diferenças entre os dois tipos de Whey mais comuns no mercado.
Whey Protein Concentrado
Whey protein concentrado é o suplemento padrão. Contém algum teor de gordura e carboidratos, incluindo a lactose. Por isso, pode não ser a opção mais adequada nas primeiras semanas após a cirurgia bariátrica. Também não é indicado para aqueles que têm intolerância à lactose ou que precisam controlar a ingestão de carboidratos. Porém, será uma ótima opção no processo pré-cirúrgico e após os 3 meses do pós-operatório.
Whey Protein Isolado
Passa por um processo adicional de ultrafiltração para remover praticamente toda gordura e carboidratos, tornando o produto free lactose. É a melhor opção imediatamente após a cirurgia bariátrica por ser mais puro.
Neste sentido, destacamos a Whey Isolada Nectar, da Syntrax, por ser um dos suplementos proteicos mais prescritos por médicos e nutricionistas em todo o mundo. Esse produto é zero lactose e possui uma tecnologia de produção diferenciada que torna o produto mais leve, evitando o refluxo, otimizando a digestão e a absorção pelo organismo, além de ser considerado um dos mais saborosos do mercado internacional, o que aumenta muito sua adesão.
A melhor escolha de whey protein após a cirurgia bariátrica dependerá das necessidades e tolerâncias individuais.
Protocolo básico pré e pós-cirurgia
Como deve ser feito o preparo pré-cirúrgico?
É bastante prudente iniciar uma dieta hipocalórica e de baixa carga glicêmica (baixa em calorias, em carboidratos refinados e em açúcares, mas rica em fibras) e hiperproteica (rica em proteínas) antes da cirurgia.
Edholm et al (2011) descreveu em seu estudo que uma dieta hipocalórica por um mês antes da cirurgia diminui o tamanho do fígado, reduzindo a gordura intra-hepática e visceral, o que facilita o procedimento cirúrgico por videolaparoscopia, diminui o tempo cirúrgico e consequentemente o risco de complicações durante e no pós-operatório.
Como deve ser feito o pós-cirúrgico?
O paciente deve receber um plano alimentar individual, com déficit de 500 a 1000 kcal, com teor proteico que contemple 1 grama por kg de massa magra; tenha ainda 25% de lipídios; 50/60% de carboidratos, preferencialmente complexos; 200 a 300mg de colesterol e 20 a 30g de fibras.
Uma última coisa: Se você leu esse artigo até o fim, demonstra seu interesse em estar cada vez mais por dentro de tudo que diz respeito ao seu corpo, sua saúde. Por essa boa atitude, você merece um cupom de desconto para comprar na loja oficial Syntrax. Na sua próxima compra use o cupom DESCONTOBLOG e garanta um preço especial! Mas… não espalhe!
Texto de Mariana Tornincasa Cabral (CRN 26148). Nutricionista especialista em: Fitoterápicos e Suplementação Clínica e Esportiva e Especialização em Obesidade e Emagrecimento.
Referências:
- https://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/54534/cirurgia-bariatrica-dieta-no-pre-operatorio
- http://www.sbcbm.org.br/wordpress/multidisciplinar-coesas/equipe-multidisciplinar/nutricao/
- BORDALO, Livia Azevedo et al. Cirurgia bariátrica: como e por que suplementar. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 57, n. 1, p. 113-120, 2011.
- DOS SANTOS, Mariana Varela. A importância da suplementação em indivíduos submetidos a cirurgia bariátrica–by pass gástrico, UNIFACVEST, CENTRO UNIVERSITÁRIO
- SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), 2017. Disponível em: https://www.sbcbm.org.br/tecnicas-cirurgicas-bariatrica/. Acesso em 26 de junho de 2022