O whey protein é uma proteína extraída do soro do leite, no qual possui alto valor biológico e excelente digestibilidade. Com essas qualidades o tornam uma excelente escolha proteica para todos os públicos e não apenas para aqueles que querem ganhar massa muscular. Atualmente, muitos estudos científicos demonstram os benefícios do consumo do whey protein para diabéticos. Isso porque os aminoácidos presentes no whey protein ajudam a manter os níveis glicêmicos estáveis. Por esse benefício, indica-se o whey protein para diabéticos, pré-diabéticos e para quem quer melhorar a composição corporal.
Para entender como funciona o whey protein para diabéticos e descobrir outras indicações desse suplemento, continue a leitura e confira.
Whey Protein: quem pode consumir?
O whey protein se tornou popular dentro das academias pelos praticantes de musculação e esportistas, mas ele vai além do ganho de massa muscular, trazendo muitos benefícios para a saúde.
Pode ser indicado para corrigir uma deficiência ou para uma finalidade específica, tais como: melhorar o desempenho, reduzir a fadiga, evitar a perda de massa muscular, aumento de imunidade, reduzir as lesões musculoesqueléticas e doenças infecciosas. Pode ser indicado para qualquer indivíduo que não possua restrições específicas a proteína animal como idosos, gestantes, e também crianças, por exemplo.
Idosos e crianças
Em idosos é um grande aliado para reverter os sintomas da sarcopenia, recuperação de força, reduzir a perda natural de massa muscular e estimulá-la, fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater a inflamação do tecido muscular.
Nossos músculos, cartilagens, ligamentos, pele, cabelo e unhas são compostos basicamente de proteína, constituída a partir de cadeias de aminoácidos. Moléculas menores de proteína são talvez menos conhecidas, mas vitais para o funcionamento do nosso corpo. Entre as proteínas mais famosas, por exemplo, estão as hemoglobinas, anticorpos, hormônios como por exemplo insulina e enzimas. Por isso o consumo adequado de proteína é fundamental para o funcionamento do nosso organismo.
Por esses motivos o consumo de whey protein pode e deve ser inserido na sociedade ajudando e auxiliando no consumo adequado de proteína para suprir todas as nossas funções metabólicas. Desde praticantes de atividade física ou não praticantes, como também pode ser oferecido o whey para crianças e idosos.
Praticantes de atividades físicas
Algumas pesquisas mostram que após o treino é um dos melhores momentos para o consumo do whey protein como fonte de proteína, pois é nesse momento que organismo mais precisa dos aminoácidos presentes no whey para recuperar as fibras musculares que foram quebradas durante o treino, auxiliando o tecido muscular a se regenerar.
Claro que não existe uma regra para o consumo, podemos incluir o whey em todos os momentos do dia, com isso conseguimos manter os estoques de aminoácidos circulando na corrente sanguínea suprindo todas as necessidades do nosso organismo. Seu consumo pode ser feito no café da manhã, antes ou depois do treino, antes de dormir ou em algum momento do dia que não se tem muito tempo para uma refeição mais trabalhosa.
E o whey protein para diabéticos?
Conhecendo os diversos benefícios do whey protein, nota-se que o consumo pode e deve ser livre, sempre levando em consideração o balanço geral da alimentação. Atualmente existem muitos estudos científicos que demonstram os benefícios do consumo de whey protein para diabéticos, no qual os aminoácidos presentes no whey protein ajudam a manter os níveis glicêmicos estáveis, por isso, é indicado o whey protein para diabéticos, pré-diabético e para quem quer melhorar a composição corporal.
Quando ingerimos os BCAA’s (aminoácidos de cadeia ramificada presentes no whey protein), eles são degradados nos tecidos musculares e, em seguida, ocorre o aumento da concentração plasmática de dois aminoácidos fundamentais em nosso organismo: a alanina e a glutamina. Estes aminoácidos são transportados para o fígado para que a glicose seja produzida, estabilizando a glicemia em períodos de jejum e reduzindo a resposta da insulina após as refeições.
Dessa forma, ao elevar as concentrações de proteínas do soro do leite, consequentemente ocorre a redução da liberação de insulina pós-prandial e potencializa a ação do fígado no controle da glicemia. Em relação ao emagrecimento a combinação de proteína de alto valor biológico e do exercício ajuda no controle dos níveis glicêmicos e de insulina de pessoas obesas, o que favorece o emagrecimento.
Ainda assim, é indicado que o paciente seja acompanhado por profissionais de saúde e que o suplemento seja prescrito por um nutricionista, que levará também em conta os hábitos alimentares na sua totalidade.
As proteínas ajudam a diminuir o apetite, mas estudos indicam que o whey pode ser ainda melhor que as outras fontes proteicas para prolongar a saciedade. A proteína do leite contém glicomacropeptídeos, um tipo de peptídeo que estimula a liberação da colecistoquinina, hormônio que é secretado após a refeição e que sinaliza saciedade.
Como o whey protein favorece o emagrecimento
Diversas pesquisas têm demonstrado que o whey protein favorece a diminuição das reservas de gordura corporal através de mecanismos associados ao metabolismo do cálcio, que tem efeito termogênico, no qual acelera a queima de gorduras.
A ingestão dos BCAAs (presentes no Whey), afetam os processos metabólicos da regulação energética e favorecem a redução da gordura corporal. Quando pensamos em um planejamento alimentar para promover o emagrecimento, a dieta precisa estar em déficit calórico, e o consumo do whey protein durante a dieta garante que seus músculos recebam os aminoácidos necessários para a síntese de proteínas, evitando assim que o corpo utilize suas próprias reservas como fonte destes nutrientes, o que é conhecido como catabolismo. Mantendo assim a massa muscular e ajudando também no ganho de músculos, durante o processo de emagrecimento, considerando que o ponto principal é a perda de tecido adiposo e não massa magra.
Além disso, o Whey protein contém triptofano, aminoácido que é precursor da serotonina. Produzida pelo cérebro, a serotonina é um neurotransmissor que está associado ao bem-estar e que bloqueia parcialmente a ação do cortisol. O cortisol em excesso aumenta o catabolismo muscular, além de estar ligado a quadros de ansiedade e estresse, ou seja, duas condições inimigas de quem precisa perder peso. Como o organismo geralmente recorre aos carboidratos refinados ingeridos para a obtenção de triptofano, consumir whey durante a dieta pode ajudár a controlar a vontade de comer doces e outros alimentos calóricos e pouco nutritivos.
O sabor importa
O consumo de um bom whey protein ajuda a fidelizar a dieta, devido seu sabor adocicado e possibilidades de criar receitas, se torna uma excelente estratégia para aquelas pessoas que não conseguem manter a dieta. Afinal, o mercado da suplementação vem se reinventando e agora encontramos sabores para todos os públicos, fazendo com que o whey não seja mais visto como uma fonte proteica de gosto ruim.
No quesito sabor, conseguimos fazer com que até os pacientes mais relutantes se rendam ao consumo regular de whey protein, afinal ter a permissão de um doce na dieta é a melhor forma de tornar o processo de emagrecimento ou hipertrofia mais facilitado.
Uma das marcas de Whey que é referência mundial de qualidade e sabor, é a Syntrax. Um exemplo disso é a linha de Wheys Isolados Nectar (Zero Carboidrato e Zero Gordura), premiada em diversos países justamente por um sabor refinado.
O que faz o Whey Nectar® da Syntrax ser especial?
Além da qualidade incontestável, Nectar® é o único pó de proteína isolada que possibilita uma bebida em que o sabor e a textura da proteína são completamente imperceptíveis ao paladar. Essa façanha da ciência é possível por causa da Promina® (WPI patenteada pela Syntrax), combinada com aromas de sumos de frutas de nível superior.
- Porque indicamos Nectar® whey protein para diabéticos e para pessoas que querem emagrecer?
Nectar® é desprovido de qualquer hidrato de carbono ou lactose, sendo seguro inclusive àqueles que são intolerantes à lactose.
- Nectar® contém alguma gordura?
NÃO! Zero Gordura!
- Quem pode usar Nectar®?
Nectar® é indicado a pacientes bariátricos, crianças, adolescentes, adultos, idosos, praticantes de atividade física e para qualquer um que deseja ou requer uma fonte adicional de proteína diária de rápida absorção.
- Qual a melhor maneira de preparar Nectar®?
Nectar® é fácil de misturar, de forma que coqueteleiras r ou mixer não são os utensílios mais indicados, pois a força do agito pode fazer com que o produto gere muita espuma (considerando o fenômeno natural da mistura de proteína com sumo de frutas). Para um resultado mais fluido e com menos espuma, basta misturar vigorosamente por alguns segundos usando apenas uma colher.
Acesse a loja Syntrax e conheça uma infinidade de sabores e diversas linhas de proteínas.
Uma última coisa: Se você leu esse artigo até o fim, demonstra seu interesse em estar cada vez mais por dentro de tudo que diz respeito ao seu corpo, sua saúde. Por essa boa atitude, você merece um cupom de desconto para comprar na loja oficial Syntrax. Na sua próxima compra use o cupom DESCONTOBLOG e garanta um preço especial! Mas… não espalhe!
Texto de Marília Johansen, nutricionista (CRN 13897) especialista em nutrição esportiva e estética