Sim, os sintomas do TDAH podem ser influenciados pela alimentação. Pesquisas alternativas sugerem que uma alimentação saudável pode desempenhar um papel na gestão dos sintomas do TDAH, enquanto o consumo de alimentos como açúcar e corantes artificiais influenciam o aumento nos sintomas do TDAH. Apesar de não ser um tratamento autônomo, o whey protein como suplemento para TDAH pode ser considerado uma terapia complementar no manejo dos sintomas do TDAH, é o que sugere um estudo realizado entre 2016 e 2017.
Quer saber mais sobre o uso de whey protein como suplemento para TDAH e qual a relação dessa condição com a alimentação? Continue a leitura e confira.
O que é TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo por toda a sua vida.
O TDAH é caracterizado por sintomas como impulsividade, hiperatividade e falta de atenção, o que pode causar problemas de aprendizagem, dificuldades interpessoais de relacionamento, e problemas de comportamento. Ele também pode ser chamado de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
Qual a relação entre TDAH e alimentação?
A investigação dessa relação é uma área de estudo há várias décadas. Algumas análises indicam que os sintomas do TDAH podem ser influenciados pela dieta. Por exemplo, certos estudos associam o consumo de alimentos como açúcar e corantes artificiais a um aumento nos sintomas do TDAH. Contudo, ainda não existem evidências científicas suficientes para respaldar essas afirmações.
Por outro lado, pesquisas recentes sugerem que uma alimentação saudável pode desempenhar um papel importante na gestão dos sintomas do TDAH. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis fornece os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do cérebro e do corpo. Além disso, uma dieta equilibrada pode contribuir para o controle dos níveis de açúcar no sangue e da inflamação, fatores que possivelmente afetam negativamente alguns sintomas do TDAH.
É fundamental destacar que uma dieta saudável não constitui um tratamento autônomo para o TDAH, mas pode ser uma estratégia complementar ao abordar o tratamento médico convencional. É considerando o objetivo de uma dieta saudável que o suplemento para TDAH pode ser usado.
Qual o benefício do Whey Protein em portadores de TDAH?
Entre 2016 e 2017, um estudo pioneiro utilizando suplemento de whey protein como possível terapia complementar no tratamento do TDAH (MOSTAJERAN et al., 2020) identificou melhora significativa dos sintomas de hiperatividade, de foco e de atenção em crianças de 6 a 13 anos de idade após o uso contínuo do suplemento por um período de 2 meses.
Os resultados permitiram aos autores concluírem que o uso de suplemento de whey protein pode ser considerado como terapia complementar no manejo dos sintomas do TDAH citados.
Como o TDAH pode interferir no ganho de peso?
Um dos problemas de quem tem TDAH é a compulsão alimentar. A pessoa não controla o impulso e come muito, mesmo sem fome, em um curto espaço de tempo. Assim, quem tem TDAH tem mais risco de ser obeso
O psiquiatra Erasmo Casella explicou em uma entrevista para o G1, que comer distraído engorda mais. A falta de concentração é um dos sintomas do TDAH.
O TDAH representa uma alteração química no cérebro, resultando em modificações comportamentais. Os neurotransmissores dopamina e noradrenalina sofrem impactos, seja na redução da produção, enfraquecimento dos receptores ou ineficácia do transportador responsável por recuperar o neurotransmissor durante a sinapse.
A ineficácia da dopamina desencadeia problemas no sistema de recompensa cerebral, contribuindo para comportamentos alimentares impulsivos e compulsivos. Indivíduos com TDAH têm uma tendência a escolher alimentos mais calóricos e ricos em gordura. Relacionado a isso, considera-se a hipótese de um excesso de açúcar no organismo promover a redução dos receptores de dopamina.
Além disso, há um gene comum que predispõe tanto à obesidade quanto ao TDAH, de modo que aqueles que o possuem podem enfrentar ambos os problemas. A obesidade muitas vezes está associada à apneia do sono, resultando em uma qualidade de sono inferior, fadiga diurna e, por conseguinte, contribuindo para um déficit de atenção secundário à obesidade.
Por que o whey protein pode ser usado como um suplemento para TDAH?
De acordo com o estudo publicado no “International Journal of Food Sciences and Nutrition”, o consumo de whey protein aumenta a saciedade e diminui a fome em comparação com outras fontes de proteínas.
O consumo de whey protein aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. A deficiência de serotonina é muito comum e pode ser responsável por casos de depressão, desânimo, e compulsão por carboidratos (doces, pães e massas).
Então, podemos considerar que a alimentação desempenha um papel complementar na gestão dos sintomas de portadores de TDAH. Assim, o whey protein sendo a opção de proteína magra mais indicada para saciedade, usá-lo como suplemento pode trazer resultados positivos.
No entanto, como mencionado anteriormente, a alimentação em si não é considerada como um tratamento principal, ainda assim, uma abordagem nutricional apropriada pode, de fato, contribuir para aprimorar a saúde cerebral, regularizar os níveis de energia e atenuar os impactos dos sintomas. Além disso, pode auxiliar na melhoria da concentração e na redução da impulsividade.
CONHEÇA O SUPLEMENTO PARA TDAH IDEAL
A linha Matrix da Syntrax é perfeita para quem procura uma proteína de alto valor nutricional, focando também em saciedade. Isso porque esse super suplemento é composto por um blend proteico a base de Whey, enriquecido com Caseína Micelar e Albumina, tornando-se assim uma proteína de absorção time-release, ou seja, de digestão gradual. Dessa forma Matrix da Syntrax garante saciedade por mais tempo, atendendo as condições do estudo que concluíram os benefícios da suplementação proteica para pessoas com TDAH. Como um “plus”, vale mencionar que Matrix é premiado em vários países do mundo por seus sabores realmente deliciosos, o que garante a máxima adesão às mais diferentes dietas propostas.
Uma última coisa: Se você leu esse artigo até o fim, demonstra seu interesse em estar cada vez mais por dentro de tudo que diz respeito ao seu corpo, sua saúde. Por essa boa atitude, você merece um presente. Na sua próxima compra na loja oficial Syntrax, use o cupom de desconto DESCONTOBLOG e garanta um preço especial! Mas… não espalhe!
Texto de Mariana Tornincasa Cabral (CRN 26148). Nutricionista especialista em Fitoterápicos, Suplementação Clínica, Esportiva, com Especialização em Obesidade e Emagrecimento.