Há tempos que as pessoas relacionam suplementos nutricionais apenas a quem pratica atividade física. Felizmente, muitas pessoas já aderiram alguns suplementos e viram na prática os benefícios. Porém, uma parcela da população ainda tem a famosa dúvida: pode tomar whey mesmo sem treinar?
Se você é da parcela de pessoas que não utilizam whey protein porque não está treinando, continue aqui neste artigo que apresentaremos provas de que ele deve ser incluído na sua alimentação mesmo que você não frequente a academia ou não seja adepto a qualquer modalidade esportiva
Pode tomar whey mesmo sem treinar?
Existem muitos exemplos de benefícios, mas podemos listar a melhora do bom estado de saúde e da qualidade de vida, melhora do desempenho físico, tratamento de doenças, melhora nas funções cognitivas, entre outras aplicações que não têm necessariamente ligação com a musculação, desempenho esportivo ou esforços físicos em alta intensidade.
O whey protein é um suplemento bastante rico em vitaminas e nutrientes, frequentemente indicado para as pessoas que praticam atividades físicas. Mas o que muita gente não sabe é que o whey protein também pode ser um excelente aliado no processo de perda de peso.
O whey não é somente indicado para atletas ou pessoas que praticam atividades físicas, mas sim para quem quer preservar a massa muscular de forma geral, minimizar a flacidez, ter hipertrofia, dar suporte a pacientes que se encontram em estado catabólico, ajudar pessoas diagnosticadas com câncer e minimizar sintomas da menopausa, dentre outras necessidades. Ou seja, qualquer pessoa pode tomar whey mesmo sem treinar.
No processo de emagrecimento nosso corpo precisa de energia para construir músculos (ou mantê-los) para que nosso gasto calórico aumente. Estudos mostram que poucas pessoas atingem sua necessidade diária de proteínas. Isto porque os alimentos mais práticos e disponíveis no dia a dia corrido são grandes fontes de carboidratos, com baixo teor proteico. Acabam gerando um consumo calórico mais alto, mais fome e mais desejos alimentares por açúcares. É um círculo vicioso.
Alguns estudos já demonstram que as proteínas do soro do leite (Whey) influenciam na redução do apetite, uma vez que estimulam alguns hormônios envolvidos no aumento da saciedade.
Para controlar a fome e a compulsão, uma estratégia bem simples é combinar fontes de carboidratos com proteínas e gorduras boas, sendo assim, o whey protein é uma ótima opção para ser incluído nos lanches intermediários.
Quais os benefícios do whey protein na alimentação de crianças?
Proteínas fortalecem e fazem crescer. Elas são essenciais na alimentação de crianças, jovens, adultos e idosos. Porém, para muitas pessoas, pensar em oferecer whey protein para uma criança pode parecer exagero.
O que elas ainda não sabem é que o whey — proteína do soro do leite —, é um ingrediente facilmente encontrado em diversos produtos alimentícios, que estão nas prateleiras dos supermercados, na dispensa de sua casa e que provavelmente já fazem parte da sua dieta, sem oferecer nenhum risco a sua saúde.
É bem comum que até os dois anos de idade a criança tenha uma alimentação variada, aceitando bem alimentos saudáveis. Mas a partir desta idade, com a iniciação da escola e o convívio com hábitos novos e outras crianças alguns pequenos tendem a parar de consumir certos alimentos (saudáveis) e aumentam o consumo de alimentos de baixa qualidade nutricional.
A inclusão de whey protein na dieta das crianças vem com o propósito de equilibrar a relação entre carboidrato e proteína, melhorando o perfil comportamental da dieta. Como, por exemplo, trocar o leite com achocolatado por whey protein de chocolate, ou incluir na lancheira a bebida na substituição de sucos industrializados e/ou refrigerantes. Então, uma criança pode tomar whey mesmo sem treinar, pois a suplementação oferece diversos benefícios durante a fase de crescimento.
Adolescentes podem consumir whey sem treinar?
Na adolescência, o apetite pode ficar excessivo e descontrolado, dando espaço para escolhas nutricionais ruins. A falta de qualidade na alimentação pode impactar negativamente no desenvolvimento do seu filho. Desse modo, um adolescente pode tomar whey mesmo sem treinar. Isso porque as proteínas são especialmente essenciais nesse período, justamente porque a adolescência é a fase de crescimento mais decisiva, onde a quantidade de nutrientes pode determinar a estatura e o porte físico que esse adolescente vai apresentar quando adulto.
Se o adolescente possui um potencial genético para ser alto, mas sua alimentação está deficiente em nutrientes, ele pode não atingir todo potencial que sua genética oferece. O Whey Protein pode ser consumido por crianças e adolescentes como uma forma de complementar a quantidade necessária de proteína que o organismo precisa todos os dias. Afinal, estamos sempre em desenvolvimento ou sofrendo alterações fisiológicas.
O whey protein está liberado na gestação?
Nos últimos anos houve um aumento considerável de gestantes praticantes ativas de treinos de médio e alto rendimento. E por isso uma das dúvidas em relação à suplementação durante gravidez é o consumo do whey.
Sim, ele está liberado e pode ajudar no aporte diário de proteínas. Além do mais, um grande conjunto de evidências clínicas mostra que o aumento da ingestão de proteínas está relacionado a tempos de recuperação mais rápidos após o nascimento e retorno mais rápido ao peso pré-gravidez.
Outra situação que acontece, principalmente no primeiro trimestre gestacional, é as gestantes apresentarem sintomas de náuseas e vômitos. Facilmente, isso causa uma deficiência alimentar tanto de micronutrientes como de micronutrientes.
Uma estratégia para complementar a necessidade nutricional das gestantes é incluir o whey protein sem sabor nos alimentos que elas consigam consumir sem se sentirem mal. É comum que frutas, pães e sucos sejam mais aceitos, o que facilitaria a inclusão de whey protein.
Além da construção muscular, o whey tem diversos outros usos e pode estar inserido em uma dieta que tenha como objetivo o emagrecimento, a manutenção do peso saudável ou ainda a complementação nutricional com a proteína e outros componentes presentes no whey. Então, a conclusão é que se pode tomar whey mesmo sem treinar, em diferentes etapas da vida, desde criança até um idoso, e, também, por diferentes motivos e objetivos.
E, para te estimular a incluir e manter o whey protein no seu cardápio regularmente (treinando ou não), vale lembrar que a Syntrax possui os melhores e mais premiados suplementos proteicos do mundo.
Uma última coisa: Se você leu esse artigo até o fim, demonstra seu interesse em estar cada vez mais por dentro de tudo que diz respeito ao seu corpo, sua saúde. Por essa boa atitude, você merece um cupom de desconto para comprar na loja oficial Syntrax. Na sua próxima compra use o cupom DESCONTOBLOG e garanta um preço especial! Mas… não espalhe!
Texto de Mariana Tornincasa Cabral (CRN 26148). Nutricionista especialista em: Fitoterápicos e Suplementação Clínica e Esportiva e Especialização em Obesidade e Emagrecimento.
Referências:
- Cozzolino, SMF. Biodisponibilidade dos Nutrientes. Ed Manole, 2012.
- Padovan, RM et al., Dietary reference intakes: application of tables in nutritional studies. Rev. Nutr., Campinas, 19(6):741-760, nov./dez, 2006
- Marchioni, DML; Slater, B; Fisberg, RM. Aplicação das Dietary Reference Intakes na avaliação da ingestão de nutrientes para indivíduos. Rev. Nutr., Campinas , v. 17, n. 2, p. 207-216, June 2004.
- Lehninger. Princípios da Bioquímica.