O whey protein é uma proteína derivada do leite usada como suplemento alimentar por pessoas que buscam aumentar a ingestão de proteínas. Geralmente, é comercializada na forma de pó, que pode ser misturado com líquidos para formar um shake de proteína. Mas também vem sendo bastante utilizada para o preparo de receitas e a grande dúvida que surge é: pode esquentar whey?
Se você pretende aquecer seu whey protein, acompanhe este artigo até o final para tirar essa dúvida e confira várias dicas e receitas.
Pode esquentar Whey Protein?
Poder, pode, mas é importante você entender como funciona.
Tenha em mente que esquentar é uma coisa; cozinhar, ferver, assar, é outra!
A bem da verdade, a proteína aquecida acima de 60 ºC torna-se desnaturada. Isso não muda o seu valor nutricional, mas reduz o seu valor biológico. Ou seja, se você colocar 30g de Whey Protein em uma massa de bolo e levar para cozinhar, quando o bolo estiver pronto ele continuará tendo as 30g de proteína, mas o valor biológico desta proteína será um pouco menor, podendo até ter diminuída a sua função antioxidante.
Então, para o seu cálculo de ingestão proteica diária, os 30g de Whey assados no bolo contarão normalmente. Mas, para o melhor aproveitamento de todo valor biológico desta fonte proteica, ao invés de cozinhar a Whey junto a massa do bolo, seria melhor preparar uma caldinha proteica (na temperatura ambiente) e colocar sobre o bolo, depois de pronto.
Da mesma forma, quando se adiciona a Whey no mingau ou na sopa, em vez de incluir o ingrediente no início do preparo e cozinhá-lo junto, o ideal é adicionar o suplemento apenas no final, depois da receita pronta, no momento que irá comer, quando o alimento já não está em ponto de fervura.
Na Syntrax, nos preocupamos com esses detalhes porque todas as nossas Wheys são “não desnaturadas”, filtradas a baixíssimas temperaturas, para levar até você o máximo de qualidade e valor biológico possível.
Qual a melhor forma de consumir Whey Protein?
Você sabia que distribuir a proteína ao longo do dia pode fazer você ganhar mais massa muscular do que se consumir grandes quantidades em poucas refeições?
Um estudo comparou os resultados de três grupos de pessoas. O primeiro consumiu 10g de proteínas a cada 1h30m, o segundo 20g de proteínas a cada 3 horas e o terceiro 40g de proteínas a cada 6 horas. A pesquisa mostrou que os participantes que consumiram o nutriente a cada 3 horas tiveram um aumento de 31% a 48% maior na síntese de massa muscular se comparados aos demais.
Portanto, é fundamental que nas suas refeições intermediárias, como lanche da manhã e lanche da tarde, você faça a ingestão de alimentos fontes de proteínas, ajudando a manter e ganhar músculos. E mais um motivo para você aprender como incluir whey nos seus lanches, ainda mais agora que você sabe que pode esquentar whey, o que aumenta muito suas opções de consumo.
O whey protein pode ser utilizado em diversas receitas para aumentar o teor de proteínas, incluindo shakes, smoothies, panquecas, bolos, barras de proteína, entre outros.
Quem nunca passou a semana só no “inha” — uma carninha, saladinha ou sopinha — para, no final de semana, se jogar nas guloseimas? Mas, se de repente, todas essas guloseimas virassem delícias light, assim, num passe de mágica? Sim! Isso é possível. Prova disso são as receitas magrinhas e saborosas desenvolvidas pela chef fit Tifany Duyen. Elas são assadas, por isso, tenha certeza que você pode esquentar o whey que possui, considerando a desnaturação da proteína que falamos anteriormente.
Receitas com Whey Protein
Cookie Proteico
Ingredientes:
- 1 scoop de Whey Premium Matrix sabor chocolate – Syntrax
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1/2 colher de chá de fermento
- 1/2 xícara de pasta de amendoim com ou sem sabor
- 2 colheres de sopa de mel, melado, açúcar demerara ou adoçante
- 2 colheres de sopa de chocolate picado da sua preferência
Modo de preparo:
Em uma tigela, adicione todos os ingredientes e mexa até ficar homogêneo. Faça bolinhas e leve ao forno pré-aquecido em forma forrada com papel manteiga, por cerca de 12 minutos a 200°C, é bom ficar de olho para não queimar e ficar seco.
Minitorta proteica
Para a massa:
- 20g de bolacha de arroz integral
- 1 banana bem madura
Para o recheio:
- 30g de creme de leite
- 30g de Whey Premium Matrix sabor baunilha – Syntrax
- Geleia de morango
Modo de preparo:
Em uma tigela, amasse a banana e adicione a bolacha de arroz já triturada. Misture bem a banana com a bolacha de arroz, até virar uma massinha e molde as forminhas individuais de silicone. Você pode fazer uma base mais fininha ou mais grossa, conforme o seu gosto. Leve para air fryer à 180ºC graus por cerca de 10-15 minutos, até ficar firme e douradinho. Espere esfriar para desenformar. Enquanto esfria, prepare o recheio. Basta misturar o creme de leite com whey protein. Depois de desenformar a base da torta, adicione o creme proteico e cubra com geleia. Leve para a geladeira até endurecer. Cerca de 2 horas. E está pronto a sua sobremesa quando bater aquela vontade de um docinho.
Como escolher um Whey Protein de qualidade?
Escolher um whey protein pode não ser fácil até para quem está habituado a comprar. A grande dificuldade na escolha se dá por causa das diversas opções que o mercado oferece.
Mas, na realidade, o leque de opções de whey acaba se tornando um verdadeiro labirinto para quem não entende bem os termos técnicos sobre as proteínas. E, infelizmente, muitos produtos vendidos não apresentam boa qualidade. Além disso, como você viu, a resposta para saber se pode esquentar whey ou não vai depender da marca escolhida e da sua qualidade, por isso, fique de olho.
Contudo, não há motivo para pânico. Atentando-se para alguns detalhes, você estará completamente apto a escolher um bom Whey Protein para incluir na sua alimentação sem prejudicar a sua saúde e seu bolso.
Observe o fornecedor do Whey Protein
Quando o assunto é whey protein, marcas confiáveis gostam de divulgar quem é o seu fornecedor de matéria-prima, especialmente aquelas que zelam pela qualidade.
Apesar de não existir um órgão responsável pelo laudo de qualidade do produto, todas as marcas possuem o laudo técnico da proteína utilizada.
É através desse laudo que você será capaz de identificar se a matéria-prima é de qualidade. Faça disso um hábito no momento da compra do seu whey protein, pois para cada lote do produto existe um laudo técnico.
Ao saber qual é a empresa fornecedora da matéria-prima, você deve pesquisar a procedência dela, entender de onde é, quantos anos tem de mercado e qual sua influência no mundo.
Aqui na Syntrax, a matéria-prima vem da empresa Irlandesa Glambia e temos todos os laudos técnicos nacionais e internacionais atualizados.
Uma última coisa: Se você leu esse artigo até o fim, demonstra seu interesse em estar cada vez mais por dentro de tudo que diz respeito ao seu corpo, sua saúde. Por essa boa atitude, você merece um cupom de desconto para comprar na loja oficial Syntrax. Na sua próxima compra use o cupom DESCONTOBLOG e garanta um preço especial! Mas… não espalhe!
Texto de Mariana Tornincasa Cabral (CRN 26148). Nutricionista especialista em: Fitoterápicos e Suplementação Clínica e Esportiva e Especialização em Obesidade e Emagrecimento.